TREINAMENTO: GESTÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - Grupo Incap

TREINAMENTO: GESTÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

LOCAL:  Larison Hotéis – Endereço: Av. Mal. Rondon, 1800 – Bairro Centro – Telefone para reserva: 98114-7429 

Dias

11/04/2022 das 08:30hs às 17:30hs         

12/04/2022 das 08:00hs às 17:30hs       

ALMOÇO DAS 12:00 ÀS 13:30 HORAS

APRESENTAÇÃO:

A assistência social é uma política jovem e os municípios ainda tem dificuldade em organizar e planejar a gestão dos trabalhos. Este curso aborda o papel de cada um desde a gestão e por proteção social, também abordamos os principais planos e orientamos mecanismos para a organização da gestão de forma a potencializar os resultados do trabalho dos profissionais a frente do órgão gestor da assistência social dos profissionais que coordenam a gestão das unidades do SUAS e das equipes técnicas que atendem os usuários.

PÚBLICO  ALVO:

Capacitar às equipes técnicas que atuam na Proteção Social Básica e os gestores da Assistência Social – CRAS para o aprimoramento da rotina de trabalho nas unidades. Apresentar o fluxo de atendimento da acolhida e inserção do usuário no referenciamento da unidade. Abordar o prontuário SUAS e RMA, que são importantes ferramentas para os registros. Discorrer sobre a rede socioassistencial e mapeamento do território.

PROGRAMA DO TREINAMENTO:

1. A organização da gestão municipal da Política de Assistência Social, 2. A organização por nível de Proteção na Assistência Social; 3. A gestão do financiamento Social; 4. A gestão do Cadastro Único no SUAS; 5. O planejamento da utilização dos recursos do IGD – PBF; 6. Planejamento no SUAS: A construção do PMAS; 7. O Plano Decenal na Assistência Social: Monitoramento e Avaliação da evolução do instrumento; 8. As atribuições dos profissionais do SUAS no equipamento da proteção social básica: CRAS; 9. As atribuições dos profissionais do SUAS no equipamento da proteção social especial: CREAS; 10. O papel dos coordenadores na Unidades do SUAS; 11. Quais as atribuições do educador social e/ou orientador social?; 12. Prontuário Eletrônico do Sistema Único de Assistência Social; 13. Perfis de acesso ao prontuário; 14. Quando preencher o formulário eletrônico?; 15. Vantagens do Prontuário; 16. A função do Conselho Tutelar nos munícipios; 17. O sistema do prontuário eletrônico; a. Bloco Dados Pessoais; b. Bloco Forma de Acesso; c. Bloco Registro de Pessoa com Deficiência; d. Bloco Registro de Gestantes; e. Bloco Registro Simplificado de Atendimentos; f. Bloco Registro de Acompanhamento Familiar; g. Bloco Medidas Socioeducativas; h. Bloco Encaminhamentos Realizados; 18. Relatórios; 19. Sistema de Registro Mensal de Atendimentos – RMA; 20. Bloco I - Famílias em acompanhamentos pelo PAIF; 21. Bloco II - Atendimentos individualizados realizados no CRAS; 22. Bloco III - Atendimentos coletivos realizados no CRAS; 23. O acompanhamento familiar dos beneficiários do Auxílio Brasil; 24. O Trabalho social com famílias no âmbito da Proteção Social Básica; 25. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); a. Acolhida; b. Oficinas com as famílias; c. Ações Comunitárias; 26. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): objetivos; 27. Planejamento do SCFV: a. Proteção social básica; b. Proteção social especial; 28. Os públicos do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos; 29. Planejamento: os planos de trabalho da convivência; 30. A construção do projeto político pedagógico: pedagogia da convivência; 31. As Competências do CREAS conforme o SUAS; 32. Caracterização do CREAS; 33. A demanda de trabalho no CREAS: a. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos – PAEFI; b. As medidas socioeducativas na PSE; c. As vítimas de violência; 34. Rede socioassistencial: A integração entre o CRAS e a articulação destes com os demais órgãos de políticas públicas e não governamentais; 35. O mapeamento do território: potencialidades para a organização do trabalho na área de cobertura do CRAS; 36. A operacionalização do fluxograma de encaminhamentos;

PROFESSORA: CÍNTIA BRUNO FERREIRA GARCIA.  Especialista em Administração do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Atua desde 2003 na gestão de políticas sociais, vivenciou a rotina da gestão estadual da Política de Assistência Social, quando exerceu a atividade de assessoria técnica de programas sociais na Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social-SETP do Paraná, tendo participado ativamente da construção da Política Nacional de Assistência Social, Norma Operacional Básica e do início do Sistema Único de Assistência Social. Na gestão municipal foi Diretora Técnica da Secretária Municipal de Assistência Social de Jacarezinho – PR, sendo responsável pela organização das equipes técnicas das Unidades de Assistência Social, organização dos programas e projetos, tendo coordenado a Vigilância Socioassistencial. Foi presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Vice Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e membro nos conselhos da Mulher, Idoso e Política Sobre Drogas. Conduziu o processo de construção da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e posteriormente foi coordenadora da rede. Paralelo a sua atuação nas instituições desde o ano de 2003 realiza palestras sobre políticas públicas, capacitações operacionais sobre a gestão de programas e benefícios e assessoramento na elaboração de planejamentos e implantação de novos serviços.

IMPORTANTE A justificativa legal para contratação dos treinamentos pode ser verificada na conjugação do art. 25, inciso II e parágrafo § 1º (Inexigência por notória especialização), com o art. 13, inciso VI (Contratação de serviços técnicos relativos ao treinamento e aperfeiçoamento de pessoal), da Lei 8.666/93. INVESTIMENTO: 01 Inscrição R$ 1.300,00 02 Inscrição por Município R$ 1.200,00 cada 03 Inscrição por município R$ 1.100,00 cada Acima de 05 Inscrição por Município R$ 1.000,00 cada

A inscrição deverá ser feita com antecedência mínima de 01 dias pelo site:www.grupoincap.com.br, favor enviar empenho pelo E-mail: incap2010@hotmail.com ou Wattssap. 0xx69- 99936-4985 – 99907-7696 ou 99942-8851.

DADOS PARA O EMPENHO: R. R. PEREIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONTABIL-ME, Localizado na Rua Antônio Oliveira Meronho, 859B – Bairro São Bernardo – Ji-Paraná/RO – CEP 76.907-364 – Portador do CNPJ: 08.571.023/0001-68.

PAGAMENTO MEDIANTE BOLETO: Boleto Bancário, Transferência Bancária para Conta: 4020-4 Agencia: 1824 Banco: Caixa Econômica Federal ou PIX: 08571023000168 em nome de R. R. PEREIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONTABIL-ME

INCLUSO NA PROPOSTA: 02 Almoços, 04 Coffe Break, Kit com pasta, apostila e caneta, certificado com participação de 75% nas aulas. METODOLOGIA DO TREINAMENTO: Presencial com exposição teórica interativa com recursos dinâmicos e atividades práticas

  • Horas: 16
  • Local: GALERIA INCAP
  • Valor R$ 1.300,00
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

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